O Transporte de material radioativo deve ser feito exclusivamente por transportadoras que tenham seu Plano Geral de Transporte aprovado pela CNEN. Também é imprescindível que a empresa possua um Supervisor de Transporte de Material Radioativo credenciado e o licenciamento da Agencia Nacional de Transporte TerrestreANTT, conforme resolução 420. Para embarque aéreo a equipe deve passar por treinamento conforme exigências da ANAC RBAC 175.

Transporte de Radioativos

Material radioativo, para transporte, deve ser embalado e sinalizado e pode ser classificado como: exceptivo, industrial, tipo A e tipo B.

Transporte de Radioativos

RADIOPROTEÇÃO E SEGURANÇA NO TRANSPORTE

As atividades associadas ao transporte de materiais radioativos devem ser planejadas e realizadas em conformidade com os requisitos de radioproteção e segurança prescritos na norma CNEN NE -5.01, bem como em normas e documentos complementares.

Transporte de Radioativos

Item muito importante: A escolha da transportadora!

Por se tratar de produto perigoso que requer conhecimentos específicos e alta especialização, é recomendável a contratação de transportadoras com alto grau de confiabilidade e experiência.

O transporte de produto perigoso sem licenciamento é considerado crime ambiental.